Guabi Natural

A Importância da troca gradativa na alimentação do pet

Alimentação - Bem-estar < 13 de fevereiro de 2020

Sabemos que hoje em dia a preocupação com a alimentação tanto pet quanto humana cresceu muito, pois é cada vez maior a busca por melhor qualidade de vida para pets e tutores e a alimentação é uma grande aliada nesse aspecto. O primeiro passo para isso é a escolha do alimento. Devemos sempre oferecer um alimento de alta qualidade, que forneça todos os nutrientes que os cães e gatos precisam para cada fase de vida, proporcionando assim uma vida mais longa e saudável. Muitas vezes, o alimento escolhido pode não ser o que o animal estava comendo e tem-se a possibilidade de trocar o alimento do pet para uma nova marca, sabor ou de acordo com a sua necessidade e ai fica a questão: como eu devo fazer para realizar a introdução do alimento se ele for novo? A resposta é fazendo a troca gradativa, método que consiste em ir misturando a alimentação nova com a antiga em determinadas proporções durante alguns dias e tem finalidade de não ocasionar recusa ou qualquer alteração gastrointestinal. Porém, muitos tutores desconhecem ou até mesmo não fazem essa prática simples e necessária para evitar possíveis problemas digestivo.

Os cães e gatos possuem um sistema digestório bastante sensível a trocas bruscas de alimentos. Quando um pet está há muito tempo sendo alimentado por um determinado alimento, as bactérias boas que povoam seu sistema digestório, assim como suas enzimas digestivas, adaptam-se a cada um dos ingredientes presentes no alimento. Com isso, ao deixar de fazer a troca gradativa corretamente, o pet pode sofrer distúrbios gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Esses sintomas que podem aparecer e ocorrer devido à essas bactérias boas do trato gastrointestinal ainda não estarem acostumadas com a nova dieta.

Alguns pets podem também rejeitar o novo alimento quando este não é substituído adequadamente. Vale lembrar que essa rejeição deve-se ao fato de alguns cães e gatos demorarem em se acostumar com um novo sabor e não necessariamente, a algum problema de qualidade ou de palatabilidade. Para que esses problemas não ocorram, é necessário seguir rigorosamente as informações de troca gradativa presentes nas embalagens.

O ideal é que a troca gradativa dure ao menos cinco dias. No primeiro dia, deve-se oferecer 10% do alimento novo e 90% com o antigo, aumentando o alimento novo aos poucos ao longo dos dias, e ao final de cinco dias, o pet já estará consumindo 100% do novo alimento, conforme sugestão abaixo:

Guabi Natural é um alimento natural Super Premium, que utiliza ingredientes de alta qualidade e é formulado de acordo com as necessidades nutricionais de cada porte e fase de vida dos cães e gatos. No verso de sua embalagem está contido as informações necessárias para a realização da correta troca quando se inicia seu uso. Se persistir alguma dúvida, entre em contato conosco através do nosso serviço de atendimento ao consumidor: 0800 016 9090.



alimentação, alimentação adequada, cachorro, Gato, troca gradativa