Alimentação

Alimentação ideal para gatos

Os gatos estão tomando cada vez mais a casa e o coração dos brasileiros. Já são mais de 20 milhões de bichanos em todo o país. Os cuidados principais, como carinho, abrigo, escovação, cuidados veterinários e alimentação adequada devem ser levados para toda a vida do gato. Em relação à alimentação, seguem algumas dicas para garantir uma nutrição adequada para que o gato tenha uma vida mais longa e saudável.

Hábitos alimentares

Pensa-se, frequentemente, que o gato é um descendente dos felinos selvagens que caçavam grandes animais, como os tigres e leões, mas, na verdade, o antecessor imediato do gato é um pequeno felino da África do Norte, que é um animal de comportamento solitário, cujas principais presas são pequenos roedores caçados ao longo do dia.

A maior parte dos gatos também possui esse comportamento − comem seu alimento lentamente e várias vezes ao dia. Portanto, o método de alimentação ideal para os gatos é fornecer a quantidade de alimento diário, indicado na embalagem ou através do site, ao longo de todo o dia, dividida em várias refeições, pois eles podem fazer de 13 a 16 refeições diárias.


Problemas urinários

Os problemas urinários nos gatos podem ter influência genética, sexo (machos são mais predispostos), manejo (baixo consumo de água) e nutricional. A dieta ingerida altera o pH da urina dos gatos, e se estiver muito ácida ou muito alcalina, pode predispor o gato o desenvolver cálculos urinários, também conhecidos como pedras na bexiga, e à obstrução da uretra. Isto causa sérios problemas à saúde do gato se não levado rapidamente a um médico veterinário.

Existem muitos alimentos industrializados de qualidade que controlam o pH da urina, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças no sistema urinário dos felinos.


Qual alimento fornecer

Muitas pessoas acreditam que oferecer apenas carnes ou peixes aos gatos seria o ideal pelo fato de os gatos serem carnívoros, entretanto, uma dieta exclusiva de carnes e peixes não garante uma nutrição equilibrada, devido à deficiência de vários nutrientes. Além disso, as espinhas de peixe podem se introduzir na garganta ou no trato gastrintestinal do gato e provocar perfuração ou obstrução.

Para fornecer uma alimentação ideal aos gatos devemos fornecer um alimento industrializado completo e balanceado de boa qualidade, pois garante a ingestão de todos os nutrientes que o gato necessita.

Fique por dentro dos novos conteúdos do nosso blog

Deixe uma resposta

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Relacionados