Guabi Natural

Alimentos Grain Free: mais uma opção saudável para o seu pet

< 10 de junho de 2020

A saúde e longevidade dos animais de companhia tem sido um dos pontos chaves para a escolha do alimento pelos tutores. Neste sentindo, os alimentos Grain Free, considerados uma nova tendência de mercado, surgiram para atender os tutores que desejam oferecer aos seus pets uma nutrição diferenciada, com abordagem voltada ao natural e saudável. Que tal conhecer mais sobre esse tipo de alimento?

 

 

 

Diferenciais dos alimentos Grain Free

Os alimentos Grain Free, também conhecidos como livres de grãos, são aqueles formulados sem a presença de grãos convencionais, como milho, soja e trigo. Esses alimentos não são livres de carboidratos, mas apresentam fontes alternativas desses componentes, como batata, mandioca, ervilha e lentilha.

Outro diferencial é a maior inclusão de ingredientes de origem animal, os quais contribuem para maior teor de proteína e lipídeos da dieta. Além disso, tem-se a adição de ingredientes funcionais e bioativos, como frutas, legumes e verduras e ausência de ingredientes transgênicos, corantes, aromatizantes e antioxidantes artificiais.

 

Quais são os benefícios desses diferenciais?

  • Fontes de amido de digestão e absorção lenta: As fontes de amido de digestão mais lenta, como a lentilha, presentes nos alimentos Grain Free, resultam em menor glicemia, pois geram liberação mais lenta e gradual da glicose no sangue. Esse efeito contribui para a prevenção de doenças metabólicas, como a Diabetes tipo II (mais comum em gatos) e a obesidade, além de favorecer a saciedade do animal por mais tempo.

 

  • Fontes de fibras funcionais: Em alimentos Grain Free é comum a combinação de fontes de fibras funcionais, como a polpa de beterraba, psyllium, inulina, fibra de cana-de-açúcar, frutas e legumes. A fração insolúvel dessas fibras estimula o peristaltismo intestinal, auxiliando na formação do bolo fecal e evitando a constipação. Além disso, são uma estratégia na redução de bolas de pelos em gatos. Já a fração solúvel das fibras é um importante alimento para as bactérias benéficas do intestino, favorecendo o equilíbrio da microbiota intestinal, o que reflete na saúde geral do organismo.

 

  • Fontes proteicas de alta qualidade nutricional: Os alimentos Grain Free apresentam carnes selecionadas, como cordeiro, salmão ou fígado de frango, além de outras fontes proteicas de origem animal de alto valor nutricional, como a farinha de torresmo, ovo em pó, farinha de peixe e farinha de vísceras de aves. Essas fontes proteicas são altamente digestíveis e a sua combinação fornece de modo equilibrado todos os aminoácidos que os cães e gatos precisam para o desenvolvimento e manutenção muscular, imunidade, pele e pelagem, dentre outras funções. Além disso, a maior inclusão desses ingredientes torna o alimento ainda mais saboroso para cães e gatos.

 

  • Enriquecimento nutricional: As frutas e legumes inclusos nos alimentos Grain Free, além de fornecerem as fibras funcionais comentadas anteriormente, são fontes de vitaminas, minerais, compostos bioativos e antioxidantes naturais. Esses compostos são importantes para a imunidade, integridade e atividade celular e manutenção da saúde do organismo.

 

  • Sem transgênicos e aditivos artificiais: Os alimentos Grain Free não utilizam na formulação grãos transgênicos ou aditivos artificiais para atender aos tutores que preferem não oferecer esses tipos de ingredientes aos seus pets. Apesar disso, não há comprovação científica de que grãos transgênicos ou conservantes sintéticos sejam prejudiciais à saúde dos cães e gatos nas doses utilizadas. Inclusive, os conservantes utilizados em alimentos convencionais para cães e gatos são os mesmos de uso alimentício para humanos.

Considerações Finais

Os alimentos Grain Free são mais uma opção interessante de nutrição completa e balanceada aos cães e gatos. As suas características nutricionais mais relevantes são: uso de fontes de amido alternativas de digestão lenta e absorção gradual; fontes proteicas de origem animal de alto valor nutricional e adição de alimentos funcionais e compostos bioativos. Vale ressaltar que é sempre importante considerar as particularidades de cada animal e consultar o Médico Veterinário, para verificar as opções de alimentos mais adequadas ao seu pet.

————————————

Autoras:

  • Camilla Mariane Menezes Souza | Doutoranda em nutrição de animais de companhia – Universidade Federal do Paraná 
  • Ananda Portella Félix | Professora de Nutrição animal – Universidade Federal do Paraná 

———————————–

Guabi Natural Grain Free

Guabi Natural Grain Free é uma linha de alimentos secos e úmidos Super Premium sem adição de grãos. É feito com elevada quantidade de carnes, frutas e vegetais selecionados, além de vitaminas, minerais e ingredientes funcionais, conservado naturalmente.

 



alimentação, alimentação saudável, cachorro, Gato, Grain Free, sem grãos, vida mais longa e saudavel