Guabi Natural

Benefícios dos Alimentos Úmidos para Cães e Gatos

Alimentação < 10 de junho de 2020

É cada vez mais comum a presença de sachês de alimentos úmidos nas prateleiras de pet shops e quem já ofereceu um sachê desses para o seu animal sabe o quanto eles amam. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a sua composição, benefícios e como utilizá-los na alimentação dos nossos pets. Por isso, vamos esclarecer as principais questões relacionadas a esse tipo de alimentação e comentar sobre seus benefícios na nutrição de cães e gatos.

 

O que é um alimento úmido? Eles possuem corantes e conservantes artificiais?

Os alimentos úmidos são aqueles que apresentam maior quantidade de água em sua composição, o que os torna mais suculentos. Geralmente, são comercializados em latas ou sachês, apresentando diferentes texturas, tais como: patês, pastas ou pedaços ao molho. Esses alimentos são produzidos por cozimento no vapor, o que permite maior inclusão de carnes e vegetais frescos. Assim, vários alimentos úmidos não possuem corantes em sua formulação, já que apresentam a coloração natural dos seus ingredientes. Além disso, como o cozimento dos ingredientes ocorre dentro da própria embalagem, o alimento se torna estéril de microrganismos, não sendo necessária a adição de conservantes.

 

Alimento úmido é alimentação completa ou complementar?

Existem dois tipos de alimentos úmidos no mercado, os completos, que suprem todas as necessidades nutricionais dos cães ou gatos e os específicos, que devem ser fornecidos como complemento alimentar. Desse modo, os alimentos úmidos completos podem ser fornecidos como única fonte alimentar, substituindo 100% do alimento seco. Enquanto os alimentos úmidos específicos podem ser oferecidos misturados ao alimento seco ou separado, como forma de agrado ou recompensa aos cães e gatos. É muito importante ficar atento a essa diferença e observar a indicação do alimento no rótulo, para assim escolher o alimento correto de acordo com o modo que você deseja incluí-lo na dieta do seu pet.  

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ÚMIDOS

  •  Aumento da ingestão de água

 Nem sempre nossos cães e gatos fazem a ingestão de água adequadamente. Especialmente os gatos, os quais têm origem desértica e, por isso, mantêm o hábito de beber pouca água. Essa característica pode levar ao desenvolvimento de doenças no trato urinário, como inflamações e cálculos urinários. Portanto, fornecer alimentos úmidos é uma das principais estratégias para aumentar a ingestão de água dos gatos e prevenir essas doenças.

Por exemplo, pode recomendar-se que um gato de 4kg receba além da dieta seca mais um sachê de 85g de alimento úmido por dia, aumentando de modo eficiente a sua ingestão de água.

 

  • Alimentação mais saborosa

 Os alimentos úmidos são mais saborosos que os secos, principalmente para cães. Essa característica é particularmente importante para animais com apetite reduzido, para filhotes em processo de transição alimentar ou para animais idosos, que apresentam redução no olfato e paladar. No caso dos gatos, caso eles não tenham tido contato com o alimento úmido quando filhotes, eles podem estranhá-lo quando fornecido pela primeira vez. 

No caso de animais com apetite caprichoso, é comum os tutores relatarem que adicionam à ração seca alimentos caseiros, como arroz e frango cozidos, ou restos de refeição. Essa prática não é recomendada, pois esses alimentos podem conter alho, cebola e outros temperos que são tóxicos ou irritantes aos cães e gatos. Por isso, o alimento úmido é uma ótima alternativa nesses casos, pois foi fabricado específico ao cão ou gato, sendo seguro de ser fornecido.

 

  • Alimentação mais divertida

Outra vantagem do alimento úmido é a sua maior facilidade e versatilidade de uso como enriquecimento ambiental aos cães e gatos, pois ele é facilmente adicionado em brinquedos específicos para pets (na forma in natura ou congelado dentro do brinquedo). Inclusive, muitos adestradores indicam o uso desse tipo de alimento nos brinquedos para pets para ajudar a reduzir a ansiedade de separação (fornecer o brinquedo com o alimento úmido quando for sair de casa) ou para estimular o gasto de energia dos animais (maior interação com o brinquedo). Isso é recomendado, pois os cães e gatos ficam extremamente atraídos pelos brinquedos contendo alimento úmido, se distraindo bastante com eles.

 

  • Facilidade de preensão

Os alimentos úmidos são mais facilmente apreendidos, mastigados e deglutidos. Fator importante, principalmente, para àqueles animais que possuem problemas bucais ou dentários.

 

  • Auxílio no controle de peso

Por apresentar maior quantidade de água, a concentração de energia do alimento úmido é menor que a do seco, resultando em menos calorias por sachê (considerando o alimento como consumido). Desse modo, os alimentos úmidos podem ser importantes ferramentas para manutenção ou perda de peso dos animais, podendo ser utilizados como petiscos de baixa caloria. Por exemplo, 100 g de um alimento úmido para cães tem apenas 20 kcal, enquanto 100 g de uma ração seca tem em torno de 360-400 kcal (como consumido).

Ainda, podem contribuir para a redução da ansiedade e aumento da saciedade do animal, pois o fornecimento do alimento úmido contribui para o preenchimento do estômago. Vale ressaltar que nem todo alimento úmido apresenta baixa caloria e por isso é importante sempre avaliar o rótulo antes.

 

 Resumindo

Os alimentos úmidos possuem diversos benefícios aos cães e gatos, tornando-se uma excelente opção diária para nossos amigos. Além de serem saborosos, aumentam a hidratação e podem auxiliar na manutenção do peso e bem-estar, prevenção de doenças do trato urinário e na nutrição de animais com dificuldade de ingestão ou diminuição do apetite.

————————————

Autoras:

  • Ananda Portella Félix | Professora de Nutrição animal – Universidade Federal do Paraná 
  • Taís Silvino Bastos | Doutoranda em nutrição de animais de companhia – Universidade Federal do Paraná 

———————————–

NOVOS SACHÊS GUABI NATURAL

Já conhece os novos sachês Guabi Natural?

Uma linha de alimentos úmidos Super Premium para cães e gatos, sem transgênicos, conservantes, aromas e corantes. A forma mais saudável de complementar a alimentação natural de seu pet.

Os sachês Guabi Natural contêm ingredientes naturais, como vegetais e elevada quantidade de carnes selecionadas cozidas ao vapor. Sem adição de transgênicos, conservantes, aromas e corantes.

Acesse nosso site para conhecer a linha completa para cães  https://guabinatural.com.br/caes/ e para gatos https://guabinatural.com.br/gatos/



alimentação, alimentação saudável, alimento úmido, cachorro, cães, dicas, Gato, guabi natural, sachês, vida mais longa e saudavel