Guabi Natural

Bolas de pelo em gatos

Bem-estar - Dicas < 27 de agosto de 2019

O que são as bolas de pelo dos gatos?

Os gatos são animais muito limpos, que dedicam bastante tempo de seus dias para a sua higiene. Para que isso ocorra, os gatos se limpam durante lambedura, removendo a sujeira e ao mesmo tempo pelos. Devido a estrutura de sua língua, durante esse processo, acabam por ingerir grandes quantidades de pelos que podem se acumular em seu trato digestivo, formando assim as bolas de pelos.   

Esse comportamento de lambedura é normal, mas é necessário atenção. Os pelos ingeridos devem ser eliminados através da regurgitação ou juntamente nas fezes, que é a via de eliminação mais natural. O problema ocorre quando esses pelos não são eliminados e podem formar as bolas de pelos, causando obstruções no sistema digestório dos gatos.

Gatos domiciliados e castrados, por serem mais sedentários, acabam por serem mais predispostos a esse problema, uma vez que acabam se higienizando por mais tempo e mais vezes ao dia. Gatos com pelos longos e com lambeduras constantes também estão mais predispostos a formação das bolas de pelos.

 

Causas de bolas de pelo nos gatos:

A auto higienização dos gatos com a lambedura é a principal causa de ingestão dos pelos. Além disso, a língua dos gatos, como a da maioria dos felinos, é coberta por pequenas espículas. Estas atuam como uma escova pela ação mecânica, usando também a saliva para limpar o pelo. Devido a essa estrutura, os pelos ficam grudados na língua e é inevitável que os gatos acabem ingerindo.

A mudança de pelagem pode ser outra causa. Os gatos trocam sua pelagem mais na primavera e é possível que nessa época do ano ingiram maiores quantidades de pelo, aumentando o risco de formação de bolas de pelos. O tamanho do pelo dos gatos também influencia: gatos com pelo longo e fino são mais propensos a formar bolas de pelo do que gatos de pelo curto.

 

Como prevenir as bolas de pelo nos gatos?

Alguns passos para auxiliar na prevenção das bolas de pelos:

– Escovação diária: escove o seu gato todos os dias para eliminar os pelos acumulados e dessa maneira você evitará que ele, ao se higienizar, acabe ingerindo. No caso de gatos com pelo longo, o ideal seria escová-lo pelo menos duas vezes ao dia.

– Alimento com fibras especiais: opte por um alimento que contenha fibras especiais e de alta qualidade. Essas fibras ajudam a um trânsito intestinal adequado colaborando para a eliminação dos pelos acumulados via fezes, evitando a formação das bolas de pelos.

A alimentação pode servir como grande ajuda para cuidar do seu gato caso ele tenha problemas com bolas de pelo. A linha Guabi Natural para Gatos é um alimento com ingredientes de alta qualidade que ajuda seu gato a reduzir a formação de bolas de pelo, pois ajuda na eliminação dos pelos através das fezes por conter um mix de fibras em sua composição.

 

Confira aqui dicas de como brincar com o seu gato!

 



bem-estar, Gato, gatos, guabi natural, qualidade de vida, vida mais longa e saudavel, vida saudável