DicasExercícios

Dicas de atividades físicas que beneficiam cães e seus tutores

Fazer atividade física é o primeiro grande passo para ter uma vida saudável. Se for possível fazer essa atividade acompanhado, aí é melhor ainda. Mas, nem sempre conseguimos organizar com o namorado, marido, esposa, filhos, amigos… por conta dos horários.

Porém, tem um grande amigão que sempre está à disposição e com vontade de sair pra passear! Quem tem cachorro em casa sabe disso. E o principal é saber que, não apenas os donos precisam fazer exercícios física regularmente, mas os cães também. Faz muito bem pra saúde de todos.

Existem algumas raças de cães que não permitem um longo ou intenso estimulo, mas a caminhada constante, mesmo que num ritmo tranquilo já é o suficiente para tirar dono e pet do sedentarismo.

Por outro lado, há diversos cães que amam passear, e até mesmo correr. São ótimas companhias para uma corridinha na areia ou na grama, especialmente para evitar o calor do asfalto. E alguns desses atletas gostam de dar aqueles tiros de corrida, atrás de uma bola, ou mesmo de apostar corrida com o próprio dono. Eu já testei! Eles amam, se divertem!

Para quem gosta de água, é bom ter uma amicão que também goste. São os cães nadadores ou surfistas, que amam brincar de furar as ondas na praia, ou uma bela nadada na piscina. Alguns até se arriscam a pegar onda junto com o dono, é muito bacana de se ver.

Muitas vezes o dono anda mais cansado que o cão, mas um skate ou uma bicicleta podem ajudar o passeio a ficar mais dinâmico, e equalizar a disposição física. É preciso apenas que o cachorro seja treinado para não se machucar.

Assim como nós humanos, nossos bichos de estimação se beneficiam com o exercício regular em todos os sentidos. Fisicamente e mentalmente. Seus ossos e músculos ficam mais fortes, o coração fica mais eficiente, o estresse e a ansiedade, porque eles também tem esses sentimentos, ficam controlados, e até mesmo o controle de peso.

E programa para fazer é o que não falta, ainda mais com esse companheiro que não sabe dizer não, que está sempre pronto pro que der e vier e sempre feliz a espera de seu dono.

Autor:

Marcio Atalla
Professor de educação física, com especialização em treinamento de alto rendimento, com pós-graduação em nutrição pela USP. Colunista na rádio CBN com o Bem-estar em Movimento e apresentador do quadro Bem-Estar do programa da Fátima Bernardes, na Rede Globo.
Petlover assumido e embaixador de Guabi Natural.

Fique por dentro dos novos conteúdos do nosso blog

Deixe uma resposta

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Relacionados