Guabi Natural

Faça o teste e descubra as necessidades nutricionais e curiosidades do seu cão filhote

Dicas < 21 de janeiro de 2020

Filhotes são fofos e engraçados. Quem nunca riu vendo um vídeo de um filhote de cão de porte grande correndo todo sem jeito? Ou quem nunca ficou com o coração derretido com um filhote bem pequenininho que cabe na palma da mão? Pensando nisso, notamos que existem cães de diversos tamanhos. Será que as necessidades nutricionais e cuidados diferem entre eles? Responda as questões abaixo e saiba mais sobre cada sobre cães filhotes!

 

1) A fase de desmame de um cão miniatura é igual a de um cão de porte grande?

R: Sim ou Não?

Correta: Sim.  A fase de desmame é igual para todos os cães, independente do porte e vai até, geralmente, a terceira semana de vida. Nesse fase sistema digestório deles ainda tem uma boa capacidade de absorção para lactose (açúcar do leite) e está iniciando a capacidade de digerir outros nutrientes como o carboidrato. Nessa fase a alimentação é 100% o leite da mãe!

 

2) Leite é leite! Posso usar leite de vaca, caso meu filhote ainda não esteja comendo ração?

R: Sim ou Não?

Correta: Não. O leite da cadela é específico para os filhotes de cães e sua composição é diferente do leite de fêmeas de outra espécies. Por isso, quando alimentados com leites de outras fêmeas, incluindo o de vaca, alguns filhotes podem ter diarreias e, inclusive, se tornarem desnutridos.

 

3) Existem cães muito grandes e cães muito pequenos. Todos eles crescem da mesma forma?

R: Sim ou Não?

Correta: Não. A diferença de peso ao nascer e de um cão adulto, de porte grande pode chegar a mais de 100x. Enquanto que um cão miniatura pode pesar até 4x o seu peso ao nascer.

 

4) A fase adulta dos cães começa na mesma idade para todos os portes?

R: Sim ou Não?

Correta: Não. Cães de pequeno porte se tornam adulto antes do que os cães de grande porte. Cães de pequeno porte se tornam adulto aos 10 meses, enquanto os cães de grande porte se tornam adultos entre 15 e 18 meses, já os cães de médio porte se tornam adultos aos 12 meses de vida.

 

5) A necessidade de calorias de um filhote é a mesma de um adulto?

R: Sim ou Não?

Correta: Não. Filhotes precisam em torno de 2x mais calorias do que um cão adulto da mesma raça.

 

6) Um filhote de cão pequeno precisa de tantos nutrientes quanto um filhote de cão grande?

R: Sim ou Não?

Correta: Sim. Em relação às necessidades nutricionais, o tamanho do porte não influencia na necessidade de proteína, gordura ou carboidratos. O que muda é quantidade de energia que cada porte necessita, devido ao metabolismo de cada porte ser diferente e essa energia vem das calorias principalmente das gorduras, proteína e carboidratos do alimento. Por isso utilizar é importante usar o alimento adequado para cada porte nessa fase de vida.

 

7) Um filhote de cão de pequeno porte tem o mesmo número de dentes do que um cão de grande porte?

R: Sim ou Não?

 

Correta: Sim. A dentição do filhote também difere de porte para porte, não no número de pares de dentes, mas sim nos espaços entre os dentes. Por isso cães de pequeno porte tem maior predisposição à formação de tártaro. Além disso, a força da mordida também difere. Por isso, devemos usar alimentos adequados para o porte, que terão também a partícula adaptada, facilitando assim a  mastigação.

 

Você pode conferir o portfólio completo de Guabi Natural para cães filhotes aqui!

 



alimentação saudável, cães, cão, filhote, filhotes, qualidade de vida, saúde