Quando usar um alimento light para o cão?

Podemos dizer que o alimento light para o cão é classificado como alimento completo e balanceado, formulado para cães saudáveis e indicado para cães com tendência ao ganho de peso, ou seja, que têm dificuldades em manter o peso ideal com alimentos formulados para adultos.

O alimento light para o cão é recomendado para cães com tendência a ganho de peso ou sobrepeso, a fim de evitar que o pet se torne obeso, ou seja, alimentos dessa classificação não são destinados ao tratamento da obesidade. Geralmente, um alimento light para o cão é indicado para cães saudáveis com 10% a 15% de peso a mais e o alimento para obesos para animais com 30% ou mais do peso considerado ideal.

Isso quer dizer que quando trabalhamos com uma redução pequena de peso, o alimento light para o cão consegue ajudar, porém para dietas com restrições mais severas, o alimento light para o cão passa a ser inadequado pois para atender à necessidade de energia teria de ser oferecida uma porção muito pequena, não atendendo à necessidade nutricional do cão, causando, além do emagrecimento, a perda de massa muscular e o oferecimento de porções muito pequenas ao dia, o que pode causar sensação de fome.

Se compararmos um alimento para um cão adulto em manutenção com um alimento para um cão adulto com tendência a ganho de peso, iremos perceber que o alimento chamado de light apresenta menor teor de gordura e calorias, enriquecimento com ingredientes funcionais, como a carnitina, que auxilia na queima da gordura e maior teor de proteínas e fibras, contribuindo dessa forma não só para a manutenção de peso, bem como para a saciedade.

No caso de Guabi Natural Cão Light, além da composição diferenciada para atender o metabolismo de cães com tendência a ganho de peso, o alimento ainda possui partícula adaptada com peso molecular diferente, contribuindo com um volume cerca de 15% maior na porção de alimento oferecido ao dia, o que além de contribuir para a saciedade, também deixa o tutor mais confortável, pois sabe que seu cão não terá a sensação de fome.

Sendo assim, é importante lembrar que, mesmo após a perda de peso necessária, uma alimentação completa e balanceada, de excelente qualidade, adequada ao porte, à fase de vida e às necessidades específicas, oferecidas nas quantidades recomendadas deve ser mantida para que não haja ganho peso novamente.

Relacionados