/

Novembro Azul: Prevenção também para cães e gatos

No Brasil, o câncer de próstata é uma das doenças que mais acometem os homens, e assim como em humanos, cães e gatos machos também podem ter problemas relacionados à saúde masculina. Apesar desse tipo de câncer ser raro em cães e gatos, problemas mais simples, como o aumento de próstata, a chamada hiperplasia benigna, tem mais ocorrência. Por isso, o Novembro Azul vem alertar que check-ups frequentes com o médico-veterinário são bastante importantes, principalmente para pets machos acima dos 8 anos de idade e não castrados.

Da mesma forma que ocorre em fêmeas, a influência hormonal também pode aumentar as chances de problemas na próstata, em que os cães parecem ser mais afetados quando comparados aos gatos. Estudos mostram que a castração até 1 ano de idade pode reduzir as chances desses problemas, tanto os mais graves como o câncer quanto os mais simples como aumento da próstata. Um dos maiores desafios em relação a essa doença é que frequentemente os pets estão sem sintomas ou com sintomas não característicos, o que dificulta um diagnóstico precoce.

Entre essas doenças, além dos tumores, a Hiperplasia Prostática Benigna, que é um aumento do tamanho da próstata, é a mais comum, uma vez que quase todos os cães não castrados, ao se tornarem mais velhos, acabam desenvolvendo essa patologia. Além disso, as infecções bacterianas, conhecidas como prostatites bacterianas, e os cistos prostáticos aparecem como as alterações mais comuns. Os sintomas causados pelas doenças da próstata podem variar e geralmente se resumem a febre, dor abdominal, corrimento uretral, dificuldade para urinar e andar e dor na palpação retal. O tratamento vai depender do diagnóstico da doença, além da indicação da castração.

Mesmo não sendo tão frequente como o tumor de mama nas fêmeas, o tumor de próstata geralmente é maligno quando aparece e o tratamento em geral é cirúrgico, sendo um procedimento muito delicado, por isso a prevenção ainda é a melhor opção.

Cuidar da alimentação também faz parte dessa prevenção, uma vez que animais obesos têm maiores chances de desenvolver tumores, assim como animais castrados acabam tendo uma maior tendência a ganho de peso. Além disso, ao cuidar da nutrição também estamos ajudando na prevenção de doenças. Por isso,  manter o peso ideal é fundamental e, para isso, precisamos de uma alimentação de qualidade e equilibrada.

Alimentos com redução de calorias, alta quantidade de fibra e ingredientes funcionais, como a L-carnitina, auxiliam na manutenção de peso corporal, evitando o ganho excessivo de peso. Guabi Natural Cão Adulto Light e Guabi Natural Gatos Castrados atendem essas necessidades especiais e auxiliam na manutenção do peso ideal, contribuindo assim para uma vida mais longa e saudável!

Relacionados