Nutrição

Imunonutrição: A nutrição auxiliando o clínico na vacinação

Como sabemos, a vacinação é uma das formas mais importantes de prevenção de doenças, como no caso das doenças virais. Essas, como sabemos, muitas vezes não possuem tratamento específicos, precisando contar com a capacidade responsiva do sistema imune do filhote que ainda está em desenvolvimento. Devido a isso, muitas vezes essas doenças acabam sendo fatais ou quando não, deixam sequelas. Além disso, as vacinas também auxiliam no controle de zoonoses, favorecendo não só a saúde do filhote como a de seu tutor também.

Com a relação entre pets e tutores cada vez mais próxima e a evolução da medicina veterinária, a procura por prevenção ao invés de tratamento tem se estendido para eles também, aumentando a procura por vacinas nos consultórios veterinários, uma vez que nesses casos a prevenção é forma mais segura de proteger o filhote. Além disso, a prevenção também é a chave para uma vida mais longa e saudável.

Com tudo, devemos lembrar que não é somente a vacinação a responsável por uma resposta imunológica adequada. Um animal bem nutrido responde melhor a vacinação, uma vez que anticorpos são formados por aminoácidos, que são obtidos através da digestão das  proteínas. Quanto melhor a digestibilidade da fonte proteica oferecida, melhor é a absorção de aminoácidos e com isso, melhor é a produção de anticorpos.

Outros nutrientes também são importantes nessa fase, tanto para o desenvolvimento do filhote quanto para a estimulação do sistema imune. Entre esses nutrientes temos as vitaminas C e E, minerais como o selênio e ácidos graxos essenciais EPA e DHA, da família ômega 3, que estimulam a atividade do sistema imune, auxiliando na resposta imunológica do filhote como um todo.

Por isso, utilizar um alimento com proteína de alta absorção e vitaminas E e C, além de fontes de gorduras, como o óleo de peixe e farinha de algas, ricos em EPA e DHA, que estimulam o funcionamento do sistema imune, como os encontrados na Guabi Natural Cão e Gato Filhote, auxilia tanto no desenvolvimento saudável do filhote quando no desenvolvimento correto do seu sistema imune, contribuindo para o crescimento saudável do seu paciente.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Relacionados