Gestão

O seu logo (de logotipo) representa a sua clínica veterinária?

Em alguns casos, os logos para empresas são improvisados, pouco profissionais ou, até mesmo, herdados de outros negócios antigos. Encontrar um bom logotipo é uma das tarefas que, entre muitas, um bom gerente deverá desempenhar.

O logotipo

Mas, o que é um logotipo? É um símbolo gráfico que identifica uma empresa, marca ou produto. Costuma ser um símbolo (algo que se relaciona diretamente com o logo) e um nome, normalmente a designação da empresa e pode incluir um apelido, que pode ser a missão do negócio, um slogan, uma ideia etc.

O logotipo é algo que, em várias ocasiões e com uma boa motivação e planificação, pode ser mudado, ao contrário do nome da clínica, que deverá manter-se estável e imutável ao longo do tempo.

Algumas características adicionais que um logotipo deve ter:
– ser visível e legível mesmo no tamanho mais pequeno;
– adaptável a qualquer tamanho exigido, desde um pequeno selo até um cartaz gigante;
– reproduzível sem restrições materiais, já que deverá estar presente em rótulos de vinil, em papel e em cartões plásticos, por exemplo;
– deverá ser fácil de memorizar e diferenciar a nossa clínica da concorrência.

A denominação da clínica veterinária
Algo que muitas das vezes passa despercebido é o nome da nossa clínica, que já vimos que perfaz metade do logotipo e que nos irá identificar de forma falada e por escrito perante os nossos clientes e possíveis novos clientes. Se a nossa clínica é de abertura própria ou nos chegou às mãos após uma compra e não queremos manter o nome anterior, o processo de encontrar e formar um nome é outro dos passos, em conjunto com o desenhar do logotipo, que deveremos empreender de forma profissional.

A imagem corporativa

Todo este processo deverá ficar guardado num único documento denominado Manual de Identidade Corporativa, e nele se engloba tudo o que referimos até agora:
– logotipo,
– modulação,
– estilos cromáticos,
– tipografias e fontes,
-dimensões.
Numa linguagem que deverá ser compreendida pelos peritos do mundo do design e das artes gráficas, já que este documento será o que temos de enviar aos nossos parceiros de imprensa para elaborar novos cartões de visita, aos nossos designers da web, aos profissionais que se dedicam à elaboração de rótulos etc.
Manter essa imagem corporativa será de vital importância para sermos um negócio totalmente identificável e sem darmos lugar a enganos.

Para resumir, a concepção do logotipo e de toda a imagem corporativa será um processo que é preferível delegar em mãos de profissionais, o que nos irá facilitar o trabalho e, com certeza, o resultado será igualmente profissional. Um bom logotipo e um adequado uso dele irão exigir um investimento inicial que, mais tarde, será refletido de forma positiva e eficaz no nosso balanço de resultados.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Relacionados