AlimentaçãoDicas

Cão ou gato castrado? Saiba os benefícios da castração.

Após a castração do pet, o período demanda cuidados, principalmente com a alimentação. Se você já se perguntou sobre qual a ração para gato ou cão castrado, as informações estão aqui.

Por que o tema castração vem sempre acompanhado de uma conversa sobre alimentação? Existe uma forte ligação entre castração e ganho de peso, ou seja, cães e gatos castrados correm maior risco de ganharem peso ou se tornarem obesos. Mas por que será que isso acontece? Será que é possível evitar o ganho de peso após a castração escolhendo certo a ração para cão e castrado?

Vamos ver que alguns cuidados com a alimentação de gato ou cão castrado, são importantes para mantê-los saudáveis. 

CUIDADOS PRÉ E PÓS CASTRAÇÃO

A castração é um procedimento cirúrgico muito comum e recomendado quando não há intenção de reprodução dos pets. 

Além de ser uma escolha responsável, que ajuda na redução de filhotes indesejados e no número de animais abandonados nas ruas. Também traz benefícios ao tornar o pet mais calmo e mais próximo, reduz comportamentos de cio e de marcação do território, desenvolvimento de doenças e auxilia em uma vida mais longa. 

Mas a castração, que faz tão bem ao pet, pode ser algo ruim, se não houver atenção, principalmente, à alimentação dele.

RAÇÃO PARA GATO OU CACHORRO CASTRADO

Observamos em estudos, que pets adultos castrados geralmente pesam mais do que os não castrados, da mesma raça e tamanho. 

Embora isso possa ocorrer por vários fatores fisiológicos e relacionados ao ambiente em que eles vivem. Já se sabe que a castração leva à redução do metabolismo e da atividade física, além de levar ao  aumento no consumo de alimentos, se estiver à vontade.

Isso acontece por causa da redução dos hormônios sexuais, que não apenas controlam as células de reprodução, mas também atuam no organismo geral e regulação da fome.  

CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO PÓS CASTRAÇÃO DO SEU CÃO OU GATO

Justamente por isso, alguns cuidados precisam ser tomados após a castração. Principalmente relacionados ao tipo, quantidade de alimento consumido e método de alimentação dos pets. Caso não tenha cuidado, o ganho de peso poderá ocorrer de maneira muito fácil, porque eles acabam consumindo mais do que realmente precisam, provocando acúmulo de calorias na forma de gordura.

RAÇÃO PARA GATO CASTRADO

Uma das possibilidades para evitar o ganho de peso do pet, é considerar uma alimentação com dieta moderada em calorias e completa com fibras, o que permite o consumo de refeições maiores e reduz a fome.

Esses alimentos completos e balanceados são mais facilmente identificados para gatos, pois normalmente são nomeados como castrados. Um ponto interessante é que, para cães, os alimentos nomeados como light foram bem aceitos e são iguais aos alimentos nomeados para gatos castrados. 

RAÇÃO LIGHT PARA CÃES CASTRADOS

Sendo assim, tanto ração para pet castrado como o alimento light podem ser indicados após a castração. Além de serem desenvolvidos com menos calorias e gorduras, os alimentos light ou castrados podem ser enriquecidos com carnitina, um nutriente derivado das proteínas. Ele ajuda a lutar contra o ganho de peso, pois facilita o uso das gorduras como fonte de energia para o corpo.

COMPLEMENTO ALIMENTAÇÃO GATO E CACHORRO CASTRADO

Além do alimento completo seco castrado ou light, a dieta pode conter, em quantidade indicada, um complemento do tipo úmido, com baixa caloria. Esse tipo de alimento, serve como um agrado e também contém alta quantidade de água, o que contribui para aumentar o volume consumido, auxiliar na fome e ser importante para a saúde do sistema urinário. 

ACOMPANHAMENTO PÓS CASTRAÇÃO:

Mas não basta apenas escolher a dieta, é preciso acompanhar a quantidade consumida. Por esse motivo, é importante considerar a troca de um método de alimentação oferecida à vontade, para a alimentação em quantidades controladas. Isso evita que o pet consuma muito alimento. 

Como nenhum animal é exatamente igual ao outro, é preciso sempre partir de uma quantidade diária recomendada e acompanhar. Pesando a condição corporal do pet, porque, desta forma, é possível ir ajustando o consumo de alimentos.

Dessa forma, fica fácil entender que o tema castração vem sempre acompanhado de uma conversa sobre alimentação, não é? Podemos concluir que é possível combinar os benefícios da castração à manutenção do peso, ao seguir as recomendações de troca gradativa de alimento, controle da quantidade diária consumida, além de incentivar a prática de atividades físicas regulares para auxiliar no gasto de energia.

Fique por dentro dos novos conteúdos do nosso blog

Deixe uma resposta

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Relacionados