Guabi Natural

Saiba mais sobre Alimentos Úmidos e seus benefícios

Alimentação - Dicas < 17 de abril de 2020

O alimento úmido tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, aumentando significativamente sua participação no dia-a-dia da alimentação dos pets. No entanto, há muitas dúvidas sobre este tipo de alimento, Entre as mais comuns temos como e quando usá-los e quais benefícios esse tipo de alimento traria para o pet. Que tal saber um pouco mais sobre esse tipo de alimento?

 

Hoje em dia, com a relação mais próxima entre pets e tutores, a preocupação e cuidados em torno deles aumentaram. E em relação a alimentação não é diferente. Sabemos que existe uma grande variedade de tipos e marcas de alimentos secos para diversas fases de vida. Mas e o alimento úmido?

 

Afinal, o que é um alimento úmido?

O alimento úmido é um alimento ou complemento alimentar que contém mais inclusão de água do que o alimento seco. Devido a esse aumento da umidade, confere grande sabor e aceitação por parte dos pets, sendo uma das suas indicações o estímulo da ingestão voluntária do alimento em casos de animais mais seletivos ou que estejam passando por algum período de adaptação de alimento ou de recuperação de alguma doença ou tratamento.

Alimento úmido na alimentação diária do seu gato

Cães e gatos podem ter o alimento úmido incluído na sua alimentação diária. Porém gatos podem ter dificuldades de aceitação ou podem recusar esse tipo de alimento, caso não tenham tido contato anteriormente, principalmente se não ocorreu na fase de socialização que vai até mais ou menos 3 meses de idade. Por isso, a apresentação de alimentos com texturas variadas é importante para os filhotes de gatos. Um benefício importante do alimento úmido para gatos é complementar a ingestão diária de água, uma vez que sabemos que gatos respondem de forma diferente dos cães à sede e por isso bebem pouca água. Com isso, utilizar um alimento que contribua para essa finalidade é bastante interessante, já que auxilia na prevenção de doenças do trato urinário, como inflamações e cálculos urinários.

 

 Alimento úmido na alimentação diária do seu cão

Quando pensamos em cães, podemos destacar que além de contribuir para a ingestão de água, conseguimos agradar a todos os paladares, inclusive de animais de pequeno porte que geralmente são mais seletivos, uma vez que não captam os odores como os cães de grande porte. Além disso, devemos lembrar que o alimento úmido é um alimento com baixa caloria o que auxilia na manutenção de peso, uma vez que a maioria dos gatos é castrados e a maioria dos cães ou vivem ambientes internos ou são mais sedentários, sendo mais predispostos ao ganho de peso excessivo.

 

Diferentes tipos

No mercado existem dois tipos de alimentos úmidos, sendo um completo, ou seja, pode substituir a alimentação seca e os complementos alimentares, que são aqueles que devem ser usados como complemento da alimentação seca, podendo ser oferecido misturado ou de forma separada do alimento seco. O importante é lembrar que no caso de complemento alimentar não podemos substituir a alimentação seca por eles, pois não são completos. Sendo assim, o complemento alimentar úmido é uma excelente maneira de recompensar seu pet, oferecendo um alimento de qualidade e trazendo benefícios como os citados anteriormente. É importante que consulte um Médico Veterinário para que ele possa auxiliá-lo na indicação de qual alimento utilizar, sua quantidade e como oferecer ao pet, atendendo as necessidades do cão ou gato.

 

Recentemente, Guabi Natural lançou uma linha de alimentos úmidos naturais, sem conservantes, aromas ou corantes artificiais nas opções Cereais Integrais e Grain Free (sem grãos). Com textura diferenciada, onde você consegue visualizar todos os ingredientes como vegetais, frango e salmão desfiados, é uma ótima opção saudável para complementar a alimentação natural do seu pet. Experimente!

 



água, alimentação, alimento úmido, sachês, sem grãos